Categoria: Gado de Corte

Qual a importância do brinco bovino para o controle do gado?

Data: 31/01/21

Autor: João Vitor Fernandes

O brinco bovino — ou brinco de gado — é uma ferramenta que ajuda o pecuarista no controle do rebanho.

Ele foi criado para ajudar na identificação do animal, distinguir os bovinos de uma propriedade, afastar moscas do chifre e ainda ajudar no processo de engorda.

Como é feito o controle do gado em sua fazenda? Você consegue identificar de forma rápida as necessidades do seu rebanho? Ter essas informações em mãos pode te ajudar a aumentar a produção e até economizar dinheiro.

Nesse sentido, utilizar a identificação de bovinos é fundamental para o sucesso da gestão do seu rebanho e o brinco bovino é peça essencial neste processo. 

Preciso fazer a identificação para bovinos?

Sim! E por vários motivos.

O primeiro deles é identificar a mãe e o bezerro e acompanhar o processo de reprodução do animal e entender quais vacas estão reproduzindo bem e quais não estão.

Ou seja, nesse processo é possível acompanhar o ciclo reprodutivo inteiro. Vale lembrar que manter no rebanho, animais que não conseguem reproduzir pode significar prejuízo. 

Outro motivo importante para fazer o controle do rebanho é saber qual a real necessidade do seu rebanho. Seus animais estão se alimentando direito? Como está o processo de engorda? Preciso ajustar algum processo em minha fazenda?

Com a posse destes dados você consegue fazer uma análise mais aprofundada e tomar as melhores decisões com relação à gestão do seu gado.

nelore com brinco bovino eletrônico

Para que serve o brinco de gado e quais são as suas vantagens?

Como já dissemos, a principal função do brinco bovino é o controle do gado e a coleta de dados sobre o rebanho. Contudo, existem outras funcionalidades muito importantes. São elas:

  • Identificação individual dos animais;
  • Manejo facilitado;
  • Rastreamento;
  • Controle eficaz de vacinação;
  • Controle de moscas;
  • Diminuição de erros e fraudes.

Quais são os tipos de brincos para gado?

Existem no mercado o brinco bovino de manejo, o brinco eletrônico (chip do boi) e o brinco mosquicida. Vamos entender melhor cada um deles? É só seguir a leitura.

Brinco Bovino de Manejo

O brinco bovino Manejo, ou brinco visual, possui apenas a identificação numérica do animal. Este modelo não oferece nenhuma informação complementar e é utilizado para controlar e manejar o gado dentro do pasto.

Apesar de mais simples, ele é uma opção para quem tem um rebanho com poucas cabeças e uma propriedade pequena.

Mesmo com o processo de coleta de informações de forma manual, a simples identificação já contribui no controle e ajuda a economizar. 

Brinco bovino com chip (eletrônico)

Diferente da anterior, a versão eletrônica do brinco para gado permite a identificação e um controle mais detalhado de cada animal. Cada unidade é identificada com uma numeração de 15 dígitos e o material é feito para durar a vida inteira do animal.

Com isso, o produtor consegue economizar tempo e dinheiro, pois não precisa fazer a substituição dos brincos. Além disso, o chip bovino apresenta outras vantagens:

  • facilitar o rastreamento;
  • evitar as fraudes;
  • substituir o controle de papel;
  • substituir o controle manual em planilhas;
  • leitura de balança;
  • controle de vacinação
  • controle eficaz do processo de engorda.

Brincos para gado personalizados

Existe também a possibilidade de personalizar o brinco bovino com informações que você julga importantes para a gestão da sua fazenda.

Um exemplo é a existência de produtores que identificam a vaca e o bezerro com a mesma numeração para o acompanhamento do ciclo reprodutivo. 

Brinco Mosquicida

Este tipo de brinco é fixado na orelha do animal e libera, de forma gradual, o parasiticida que combate infecções pela famosa mosca do chifre. 

Como aplicar o brinco bovino?

O brinco precisa ser posicionado na parte central da orelha do animal, entre as duas nervuras principais. É importante ficar atento para que a peça não seja aplicada nas pontas e nem sobre as nervuras. 

Além disso, o espaçamento entre o encaixe “macho” e “fêmea” deve ser de 08mm para garantir a ventilação e ajudar na cicatrização. Após a aplicação, verifique se os brincos estão girando livremente na orelha do animal.

Tome todos os cuidados na contenção do animal e ao posicionar o alicate que será usado para aplicar o brinco.

Caso haja alguma falha nesse procedimento, a peça pode ser fechada fora do lugar correto ou então você pode rasgar a orelha do animal. 

Faça tudo com calma para garantir a aplicação correta e evitar o sofrimento do bovino.

Após a aplicação, o Manual de Boas Práticas de Manejo e Identificação da Unesp recomenda a inspeção periódica para a identificação de possíveis problemas.  

pecuarista

Qual é a importância da identificação animal para o Sisbov?

O SisBov é o Sistema Oficial de Identificação de Bovinos e Búfalos, ou seja, ele estabelece por meio da Instrução Normativa n°51/2018 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), especificações técnicas para os elementos de identificação individual dos animais.

O SisBov é, portanto, a ferramenta de fiscalização sanitária para pecuaristas que querem comercializar produtos com o mercado externo. Os índices de consumo de carne nos países estrangeiros têm crescido e com isso as vendas para o exterior aumentaram.

Contudo, assim como as vendas, aumentaram também as certificações de origem confiável e qualidade dos produtos que são ofertados pelo Brasil.

Sendo assim, manter a identificação animal,  feita através do brinco bovino, alinhada ao SisBov é uma forma de mostrar ao mercado a procedência e a qualidade do produto da sua fazenda.

A identificação individual do rebanho feita com o uso do brinco bovino é fundamental para manter o controle do gado e melhorar a gestão da sua fazenda.

Essa prática, alinhada a um software de gestão, como o Prodap Views, trará bons resultados financeiros para a sua fazenda. 

Converse com um dos nossos especialistas e entenda como o Prodap Views pode te ajudar a ter melhores resultados no seu negócio!

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    1 Comentário

    1. Everaldo

      Brinco serve p controle do carrapato ?

      Responder

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *