O papel do software de gestão pecuária na sua fazenda!

Data: 15/01/19

Autor: Fernanda Toledo

Quanto tempo você ou seus colaboradores gastam, todos os dias, para lançar os dados da fazenda no computador?

Não são raras as propriedades que têm um funcionário exclusivo para essa tarefa. Essa rotina costuma ser tão exaustiva, que acaba faltando tempo e disposição para fazer o mais importante, a análise dos dados.

Sem isso, decisões gerenciais e de manejo importantes deixam de ser tomadas. Esse é o papel principal de um software de gestão pecuária! Ele deve ser capaz de te comunicar em tempo real tudo o que está acontecendo.

O papel do Sistema de Informação

Um bom sistema de informação deve possibilitar a transformação dos dados em conhecimento, desse modo você pode tomar decições com propriedade e segurança.

Controlar as cabeças de gado, por exemplo, pode ser uma tarefa extremamente difícil se não tivermos pessoas habilidosas e confiáveis. A solução para isso seria, por exemplo, o registo dos animais.

A partir daí você tem acesso a informações detalhadas, como o período que eles levarão até o abate, ou a quantidade de leite produzida, a idade dos animais, o período certo da vacinação, o gasto com ração e assim por diante.

Tendo assim um panorama completo do gasto que você tem com os animais e o lucro que eles trazem de retorno para o seu negócio.

É no software que, dia após dia, vai ser possível acompanhar movimentos precisos de tudo o que foi realizado pelos funcionários e rebanho, prevendo situações perigosas e aumentando a produtividade da fazenda.

utilizando software de gestão pecuária

Onde mora o problema…

Um grande erro que várias empresas cometem é o de se confundir uma “montanha de dados” com um sistema de informação. Na “montanha de dados”, há muitos registros sem utilidade, que não servem de base para a tomada de decisões.

Essa montanha de dados normalmente contece muito quando se usa planílias manuais ou quando não há um padrão e constância na coleta de informações.

A organização e compilação dos registros não segue um padrão e não obedece a premissas que garantem a agilidade necessária para o tratamento dos dados com segurança e precisão.

Da porteira pra trás, medida que fluxo de trabalho, tarefas e atividades aumentam é preciso tomar algumas decisões cruciais! Traçar estratégias para manter a produtividade da equipe, identificar erros de manejo, reduzir desperdícios, custos e burocracias faz parte da rotina dura de todo dono ou gestor da fazenda.

É aí que entra a automação de processos e softwares de gestão! Eles surgem como uma solução moderna (e muito útil!) para várias dessas empreitadas.  

Como utilizar softwares de gestão e quais os benefícios?

Você ainda pode estar em cima do muro sobre se deve automatizar processos ou como fazer mais automatizações no seu dia a dia. E tudo bem! Entender o que é esse conceito não é complicado mas há algumas dificuldades em deixar de fazer trabalhos manuais.

É difícil mesmo se livrar de velhos hábitos e técnicas pra começar a modernizar seu processo.

 

gestão pecuária sem tecnologia

 

Eu tenho certeza que em algum momento você deve ter pensado: Não é possível que não exista um programa que faça x trabalho! A verdade é que provavelmente existe e você não conhece. Mas isso vai mudar.

A automação tem se tornado cada vez mais acessível e simples de aderir. A maioria dos melhores softwares de gestão empresarial está disponível on-line e você pode instalar e usar sem qualquer orientação.

A palavra “automação” em si é sinônimo de eficiência. Quanto mais dos seus negócios você conseguir automatizar, mais seus funcionários poderão se concentrar no trabalho que importa. Isso te abre possibilidade de:

O que a automação pode fazer por mim?

Aumentar a produtividade da equipe

Automatizar processos inúteis significa que seus funcionários não terão mais que lidar com eles. Isso significa que eles poderão se concentrar no trabalho que cria mais valor (e gera mais dinheiro) para o seu negócio.

Além disso, para os softwares não importa muito a quantidade de trabalho realizada. Eles conseguem gerenciar um grande número de tarefas e processos. O que significa que a sua fazenda fica livre para crescer sem perder a qualidade e padronização do que é feito.

Melhorar a satisfação dos funcionários

Qualquer pessoa que já tenha ocupado uma posição como estagiário sabe que as tarefas manuais e robóticas são extremamente ruins para motivação e prazer no trabalho.

E isso é comum ao ser humanos não importa em que área essa pessoa trabalhe, ninguém vai gostar de fazer algo chato e repetitivo o dia todo. Se essas atividades manuais puderem ser automatizadas, tanto você quanto seus funcionários ficarão mais felizes por fazerem um algo mais significativo.

Minimizar o erro humano

Não importa o quanto de atenção aos detalhes seus funcionários tenham, eles ainda são humanos. Sempre há uma pequena chance de alguém esquecer algo. Isso é facilmente eliminado com a gestão de processos em uma automação.

Os softwares de automação de emails, por exemplo, permitem que você tenha certeza de todos os emails enviados e recebidos, mesmo se em grande quantidade. Permitindo melhor gerenciamento dos leads.

As consequências de erros podem ser bem pequenas e resolvidas rapidamente, tudo bem. Mas elas também poder ser grandes e catastróficas. É necessário tentar reduzir o máximo possível desses equívocos que causam danos à forma com que se trabalha na sua fazenda.

Reduzir gastos

Quando você tem uma fazenda, estar no papel do gestor abre outros pontos de vista a respeito de gastos, certo? Você entende que qualquer passo mal planejado significa um aprendizado mas também uma despesa.

Por isso que a automação de processos permite, antes de tudo uma redução de custos.

Você reduz custos ao aumentar a produtividade da equipe porque está lhes poupando tempo! Você reduz custos ao melhorar a satisfação dos funcionários porque sentir vontade de trabalhar é o maior incentivo para fazer um trabalho bem feito. Você diminui despesas quando diminui o erro bobo!

 

gestão de pessoas pecuária

 

Como saber se o Software é bom?

Por isso, para que o software de gestão pecuária seja eficaz, ele deve garantir:

Agilidade – O acesso, o tratamento e a análise de dados no menor tempo possível, através de bases consolidadas e bem organizadas;

Segurança e Precisão – A confiabilidade e a precisão dos registros, garantida por processos bem definidos de coleta, inserção, tratamento e auditamento;

Utilidade – O aproveitamento dos dados, com definições claras sobre quais informações devem ser geradas, para quem e com qual propósito.

Um sistema de informação eficaz deve ser útil, ágil e seguro e o sucesso de sua implantação dependerá da forma como seu planejamento será feito – dos fins para os meios – e dos fatores chaves compostos pelos processos, pessoas e software.

Uma plataforma integrada que organize e controle desde a reprodução dos animais até a previsão do ponto ótimo de abate oferece diversas vantagens aos produtores.

Muitas das propriedades agropastoris ainda confia apenas em registros analógicos ou não integrados para controlar a produção. Isso reduz a confiabilidade das informações, que estão sujeitas à diversas falhas humanas.

Além disso, as propriedades rurais do Brasil costumam ter áreas extensas. É muito mais difícil localizar informações sobre processos que ocorrem em diferentes locais da fazenda sem o auxílio de um sistema centralizado.

A tecnologia de um software para pecuária de corte pode resolver esses problemas e apresentar melhorias rapidamente no gerenciamento do negócio.

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *