Cuidados com o armazenamento de ração em silos metálicos

Data: 18/01/21

Autor: André Rezende

Infelizmente, um cena muito comum durante as visitas nas fazendas é encontrarmos ração mofada.

Este fato é ainda mais comum quando a ração é armazenada em silos metálicos. Mas isto não significa que o silo seja o grande problema do armazenamento.

O que é o silo metálico?

O silo metálico se trata de uma estrutura suspensa, fechada e que teoricamente não permite a entrada de água.

silo metalico

Quais são os problemas do uso do silo metálico?

Quando montamos um silo metálico dentro da propriedade nós pensamos que os problemas com o armazenamento acabaram.

Mas é aí que nos enganamos. O silo quando construído da forma correta realmente não permite a entrada de água, mas permite a entrada de umidade.

Essa umidade, juntamente com o oxigênio e a ração armazenada dentro do silo, somam os ingredientes necessários para proliferação de fungos.

Esses fungos, como consequência normal do seu metabolismo, vão produzir micotoxinas, que são nocivas quando ingeridas. Em alguns casos, reduzindo muito a produção dos animais que as consumirem.

Veja também: Acesse nosso ebook e descubra as boas práticas que o manejo alimentar para bovinos leiteiros exige!

manejo alimentar

3 passos para a conservação da ração nos silos metálicos

Vendo estes problemas acontecendo de forma recorrente nas fazendas, selecionei 3 ações que são muito importantes para manutenção e conservação da ração que é armazenada dentro dos silos metálicos:

1- Controle do estoque:

Não tem nada dentro de uma propriedade que causa mais dor de cabeça do que a ração acabar “de repente”. Para que isso não aconteça, é muito importante fazer o controle do estoque.

Basicamente, você precisa saber quanto de ração tem dentro do silo, quanto será consumido por dia e projetar quantos dias essa ração vai durar. Muito simples, concorda?

2- Controle de entrada e saída de ração:

“SEMPRE UTILIZAR PRIMEIRO A RAÇÃO ANTIGA, SÓ DEPOIS UTILIZAR A RAÇÃO NOVA”.

Essa é uma recomendação que pode não parecer importante, afinal “no meu silo a ração que foi colocada primeiro vai sair primeiro, ela está por baixo”.

É aí que está o erro. Em um silo metálico a ração desce por gravidade primeiro no meio do silo depois nas laterais, em alguns casos a ração pode até prender nas laterais do silo.

Então se colocamos a ração nova dentro do silo antes de acabar a ração antiga, nós vamos utilizar a ração nova primeiro.

Isso mesmo, parte da ração antiga vai ficar parada lá, sem ser utilizada e com grande possiblidade de mofar.

Então sempre esvazie o silo antes de receber uma ração nova.

3- Limpeza do silo para recepção de ração nova:

Antes de receber um novo carregamento de ração, é muito importante checar se não existe nenhum material preso nas paredes do silo.

Caso exista esse material deve ser removido e só depois disso a ração nova pode ser descarregada dentro do silo.

Resumindo…

Primeiramente, faça o controle de estoque da sua ração e dessa forma nunca faltará ração para os animais, além de não ser pego de “surpresa”.

Antes de receber uma ração nova, esvazie completamente o seu silo.

Colocar a ração nova em cima da ração velha faz com que a ração velha fique acumulada, aumentando a chance proliferação de fungos.

E por último, mas não menos importante, faça a limpeza do silo, retirando possíveis resíduos que ficaram presos nas paredes antes de receber a ração nova.

silo para a armazenar ração

Seguindo essas recomendações, a chance de você ser surpreendido com ração mofada é muito pequena.

Lembre-se: o silo de armazenamento de ração pode ser considerado o coração de uma fazenda. A ração é, com toda certeza, o seu maior custo dentro da atividade.

Por isso, é muito importante tratar a ração que e armazenada dentro do silo e o silo com muito cuidado para não perder dinheiro.

 Entre em contato conosco e agende uma visita com nosso time de consultores para avaliar a sua fazenda e conquistar melhores resultados! 

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *