Categoria: Gestão

04 Dicas de como atingir resultados extraordinários com a pecuária

Data: 03/07/19

Autor: Rafael Mendes

Quer chegar onde pouca gente chega? Se proponha a fazer o que poucos fazem!

 Começamos nosso guia com essa frase (adaptada) de Bill Gates, uma das grandes mentes desse século. Apesar de autoexplicativa, há uma razão para ela. Estamos passando por um momento de “transformação” na pecuária brasileira.

Vivenciamos diariamente o aparecimento de drones de reconhecimento, leitores infravermelhos, balanças automatizadas e, claro, softwares de gestão e inteligência aumentada para apoio à essas tecnologias.

Entretanto, poucos conseguem aplicar tanta tecnologia e convertê-la em resultado, de acordo?

E eu entendo. Já é difícil gerir tantas frentes de trabalho que uma fazenda possui normalmente, implementar novas é mais um desafio. Este guia tem o objetivo de auxiliá-lo com algumas dicas! Vamos continuar?

 

1º – Torne-se consciente: é muito importante realmente medir seus resultados produtivos e
financeiros.

Já vivenciei diversas situações nas quais o pecuarista não sabia ou estimava (sempre para mais…) seu resultado.

É comum nos lembrarmos apenas dos bons resultados produtivos… “daquela boiada cabeceira que vendemos… aquela bezerrada desmamada do cedo”… automaticamente negligenciamos aquelas boiadas do fundo, aquela bezerrada mais fraca fora de estação, não é mesmo?

Portanto, minha dica aqui é: não se engane e passe a mensurar (pouco a pouco) o todo, não apenas aquele resultado bom! Esses resultados serão o diagnóstico da sua situação atual e seu ponto de partida para implementar metas de melhoria e obter resultados extraordinários!

2º – Fazer a escolha certa: o que medir, como e por quê? Step by step!

Lembra daquela famosa caderneta de bolso ou daquela agenda que fica na camionete? Elas até podem até existir e ser o começo de tudo. Podem ser o primeiro degrau na sua “tecnologia”, mas evoluir é preciso… lembre-se: você se propõe a fazer mais que os outros fazem!

Cada sistema produtivo possui seus principais indicadores zootécnicos e há diversas formas de calcular. Você pode usar papel, planilhas, softwares, inteligência aumentada etc. É
 importante dar o primeiro passo e começar! Atualmente a pecuária digital demanda alta tecnologia e uma equipe engajada.

Há excelentes softwares no mercado! Pesquise aquele que melhor se adequa a seu sistema de produção, que foi concebido o mais próximo à realidade de fazendas, leve em conta a existência de treinamentos e suporte (sua equipe é quem ganha o jogo, 3º item), a visão do desenvolvimento de novas funcionalidades e como o software e as pessoas vão ajuda-lo a transformar a pecuária da sua fazenda!

 

3º – Cuide das pessoas

Infelizmente vivemos em um país onde a educação básica ainda é bastante deficitária. Especialmente em áreas rurais. Portanto, você precisa dar uma atenção especial às pessoas que o ajudarão nessa empreitada, concorda? O time da fazenda é quem está no dia-a-dia “ganhando o jogo”, precisamos dele do nosso lado. É importante que saibam por quê estão fazendo aquele serviço.

Uma breve historinha…

Certa vez, durante a implementação de tecnologia em uma fazenda, o “Dazinho” vaqueiro responsável, homem do campo que não tinha nem celular (em 2018), se viu “acuado” pela tecnologia. A partir daquele momento ele teria que andar a cavalo nos pastos com um celular no bolso, usando um aplicativo para indicar o score de cocho, abastecimento de sal, altura das forragens etc.

boiada

Naquele mesmo dia, o Dazinho chegou perto do proprietário e “pediu as conta”, não era possível que ele daria conta de mexer nesse negócio novo (ou “naqueles trem”). 

Veja a história do Dazinho

 O proprietário pediu que ele esperasse mais dois dias na fazenda e desse oportunidade para aprender algo novo. Moral da história, ele está lá até hoje e ensinando quem quer utilizar. Dazinho se desenvolveu, aprendeu algo novo e é motivo de orgulho na cidade e para sua família!

É papel do líder da fazenda ajudar o time de campo a entender a importância de medir seus resultados e os ganhos que isso pode trazer para todos. A fazenda, assim como qualquer empresa, necessita de dados, gestão e resultados financeiros para sobreviver e dar melhores condições para todos.

 

  •  Importantíssimo: compartilhe os resultados e comemore as conquistas com seu time!

 

4º – Torne-se um gestor e inspire : avançar e se especializar como gestor e nas ferramentas.

Sempre. “Hoje sei mais do que ontem e menos que amanhã.” Se você leu até aqui é por quê realmente quer transformar sua fazenda em uma empresa lucrativa e exemplo de boa gestão. Para isso, ela precisará que você se torne líder e gestor e, já lhe adianto, não é fácil.

Minha dica é: continue a usufruir das ferramentas e aprenda dia a dia como elas facilitarão sua vida. Quais análises lhe ajudariam a tomar melhores decisões e como engajará e desenvolverá a equipe da fazenda para apoia-lo na geração de informações.

Aqui na PRODAP trabalhamos com a ideia de empoderar a equipe de campo, entregando poderosas ferramentas, aplicativos, softwares, visão de longo prazo e propósito para os mesmos. Ninguém trabalhará por você só por quê quer, é preciso estabelecer um propósito maior: ser a fazenda referência da região/estado, ter o melhor time de campo do Brasil, ser benchmarking em resultados produtivo/financeiro etc.

 

propósito
substantivo masculino

1. 1.
intenção (de fazer algo); projeto, desígnio.
‘tenho o firme p. de viajar’

2. 2.
aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito.
‘ter bons p. na vida’

 

Reflita sobre esses 4 passos durante seu dia. E quando estiver os implementando tenha certeza de que também estará fazendo um bem para a sociedade e para o meio ambiente.

Uma fazenda bem manejada, com resultados produtivos sustentáveis e financeiro crescente, certamente estará distribuindo renda, incluindo pessoas à sociedade, preservando o meio ambiente e sendo mais um bom exemplo de que a pecuária brasileira tem grande potencial para ser o celeiro da alimentação do mundo.

 

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *