Pilares estratégicos – O mindset ágil

Data: 24/01/21

Autor: Caroline Cabral

Experiência do cliente, Tecnologia e Agilidade – Esses são os pilares estratégicos que guiam a Prodap em direção a transformação da pecuária no mundo. A agilidade nasce nos times de tecnologia e se espalha por toda Prodap, nos conectando ao nosso propósito de existir

E para contar sobre como incorporamos o  mindset ágil ao nosso #JeitodeSerProdap, convidamos o Luiz Henrique G. Jr., nosso Head de Tecnologia e Experiência do Cliente e também uma das principais referências no assunto, não só na Prodap mas em toda comunidade ágil mineira. Venha conhecer mais um pouquinho  sobre nosso Jeito de Ser Prodap! 

Quem é o Luiz?

Olá pessoal, eu sou o Luiz Jr.  Um cara apaixonado por minha família, sou casado e tenho duas filhas e tenho Deus acima de tudo. Gosto muito de natureza, roça, artesanato e quebra-cabeças.

Tecnologia é minha outra grande paixão. Sou movido a desafios, trabalhar com foco na liderança de pessoas, performar e energizar times. Me considero um agente de mudanças, que apoia a empresa em sua jornada de transformação ágil e digital. Atualmente sou Head de Tecnologia, Produtos e Experiência do Cliente, responsável pelo Produto Prodap Views nos planos Prime e Master e Gestão de Infraestrutura / DevOps da Prodap.

O que é a cultura ágil?

Agilidade é um mindset, ou seja, uma forma de pensar voltada para a colaboração, transparência, respeito às pessoas e muito foco em melhoria contínuageração de valor para toda a cadeia envolvida. São times que atuam com senso de dono e de urgência, formando um ambiente de trabalho que podemos chamar de ágil.

Como o ágil se integrou à cultura e estratégia da Prodap e quais foram os desafios dessa adaptação?

Acredito que na Tecnologia, tivemos uma maior facilidade em  trabalharmos o mindset ágil nas pessoas e adotar juntamente métodos e ferramentas que atendessem às nossas necessidades. O Ágil nasceu na TI, e acredito que tivemos com isso, uma maior facilidade de trabalharmos os valores e princípios da  agilidade de maneira bem objetiva e natural, um trabalho iniciado primeiramente junto às pessoas  e posteriormente com foco na utilização de métodos e ferramentas.

Penso que o maior desafio da adoção do ágil está na cultura, que é algo que não se copia ou implanta,  mas sim se fortalece e vivencia, e é construída pelas pessoas no dia a dia,  através de exemplos, comportamentos e atitudes.


É possível atuar de forma ágil em times que não são da área de tecnologia? 

Com toda certeza sim! A Agilidade é para todos. Toda e qualquer área pode adotar o ágil, bastando que para isso, se tenha uma cultura baseada em valores e princípios sustentados pela Agilidade. Na Prodap, temos a felicidade de termos nossos valores centrados na cultura ágil, como por exemplo: aprender com o erro, comunique-se ou celebre conquistas. Isso é agilidade na veia!

Onde está o segredo? Acredito que ele está nas pessoas. Cuide bem das pessoas, tenha um ambiente favorável, energizado e de crescimento, que ofereça segurança psicológica, colaboração e aprendizado, e voilá! Estaremos disseminando e propagando o Ágil, seja a área que for…

 

Quais são as metodologias ágeis mais utilizadas hoje por você e seus times na Prodap? 

Atualmente nós utilizamos muito dos frameworks Scrum  e kanban. São modelos que nos ajudam a executar as atividades do dia a dia, e permitem que tenhamos visibilidade do andamento dos projetos. Trabalhamos a agilidade com foco muito voltado a autogestão e organização dos times, com acordos e definições de papéis, que dão mais clareza e visibilidade sobre o trabalho que precisa ser desempenhado…

Utilizamos de práticas como o Management 3.0, que ajuda muito a mantermos um ambiente energizado, saudável e de crescimento. Os times trabalham com visão de propósito e de onde queremos e precisamos chegar. Nossas retrospectivas são focadas em melhoria contínua, com liberdade de voz a todos, em busca do melhor para o cliente, produto e time, pois erros sempre farão parte do processo, e temos sempre muito a aprender e evoluir com eles.

Quais são as dicas para quem quer aprender mais sobre o tema?

Temos hoje uma vasta possibilidade para obtermos mais conhecimento. Minha sugestão é entrar nas comunidades de agilidade que existem, tais como Agile Minas,  Agile Brazil, Agile Trendz… ouvir podcasts, existem ótimos canais de comunicação, tais como os da K21 (Love the problem), DTI (Os Agilistas) e nosso ProdapCast, além dos diversos canais sobre agilidade do YouTube.

 

Se identifica com o #JeitodeSerProdap?! Então temos uma boa notícia para você: 

Temos vagas 😀 

 

 

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *