A Internet das Coisas (Iot) na Agropecuária

Data: 25/09/19

Autor: Nayara Magalhães

A inovação na agricultura e pecuária se faz constante e necessária em prol da eficiência produtiva. Atualmente trabalhamos com hardwares (equipementos) altamente especializados, autônomos e extremamente eficientes com levantamento em tempo real de informação. 

Nesse texto você vai entender como a internet das coisas, coleta de dados e tecnologia se aproximam da excelência dos resultados dentro do campo.

Nossa Realidade

Hoje, o máximo produtivo em diversas fazendas é adquirido graças à agricultura 4.0, que tem por objetivo coletar, integrar e processar informações por intermédio de sensores, internet e software.

Algoritmos são utilizados neste grande número de dados coletados, o conhecido como “big data”, transformando as informações que são coletadas todos os dias em números que auxiliam na tomada de decisão do produtor.

As novidades no setor agropecuário são sempre intencionadas a gerar melhorias produtivas e ou gerenciais e, a cada momento, o mercado lança inovações com o intuito de catalisar as operações e tornar as etapas de produção fáceis de operar, eficientes e sustentáveis.

A “Internet das Coisas” (IoT – Termo em inglês) já se faz presente na agropecuária para potencializar a capacidade produtiva. É fundamental o entendimento dos benefícios no investimento dessa e outras tecnologias, pois o objetivo delas no meio digital é simples: favorecer o produtor, maximizando seus lucros e otimizando operações.

O que é internet das coisas?

A Internet das Coisas é uma extensão da internet atual. Com ela, aqueles objetos com capacidade computacional e de comunicação (como relógios, celulares, televisões e etc) podem se conectar à internet. Esses objetos, por sua vez, possuem sensores que são responsáveis por captar diversas informações (realizando então o levantamento de dados). 

Mas os dados coletados em si não são suficientes! Alguém precisa entender esses dados e analisá-los para gerar informações!

Então recursos avançados (que chamamos de algoritmos) existentes em softwares, são necessários para se obter insights acionáveis com base nos dados coletados. E esse é o papel do software de gestão pecuária na sua fazenda!

Essas informações ficam salvas no servidor ou na nuvem e podem ser acessadas através da internet. Aí sim, o produtor então toma decisões baseadas nos dados que são coletados e analisados a todo momento.

A internet das coisas na Pecuária

Na pecuária leiteira por exemplo, temos o que chamamos de Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS – Sigla em inglês).

Esse sensor tem sido muito utilizado em fazendas na Europa e é muito benéfico para a produção em geral! Com esse sistema o produtor sabe quanto tempo as vacas estão deitadas, por quantas horas dormem ou quanto tempo estão andando.

E essa informação por si já diz muito sobre o bem-estar do animal… Pense um pouco, se uma vaca estiver deitada por muito tempo, por exemplo, talvez esteja doente. 

O sistema RTLS utiliza os dados coletados e analisados pelos algoritmos para avisar ao produtor por meio de um alerta (recebido pelo smartphone tablet ou desktop) caso detecte um animal possivelmente doente com base na análise de sua movimentação.

Esse tipo de sistema, graças aos algoritmos presentes no software, pode antecipar as informações dias antes do evento acontecer, ou seja, diagnosticar com antecedência a doença de um animal significa maior eficiência no tratamento e menor perda de produção.

Além do mais esse tipo de sistema também envia sinais de que o animal pode estar no cio, e a informação exata de onde o animal se encontra, economizando o tempo de procura no galpão para o manejo. 

Saiba aqui: Por que e como implementar Software de Gestão para Pecuária?

A internet das coisas na Agricultura

Já na agricultura, podemos citar os Sensores de Monitoramento das Condições Climáticas para lavouras, por exemplo.

Por meio deles é possível integrar diversos sensores inteligentes no campo para se obter uma estação meteorológica completa, a partir daí várias informações como umidade e temperatura do ar e do solo, bem como radiação solar recebida pelas plantas podem ser coletadas pelos sensores e disponibilizadas para o produtor em tempo real.

Então a tomada de decisão, que nesse caso é o ato de irrigar, pode então ser automaticamente programada considerando essas informações, otimizando o uso da água.

Tudo isso é internet das coisas e já está presente no nosso dia-a-dia, desde um relógio que monitora seus batimentos cardíacos, uma tv que se conecta a internet para ver um vídeo no youtube até um colar para monitorar o comportamento bovino.

O sucesso da agricultura 4.0 então acontece devido uma tríade perfeita: equipamentos que possuem os sensores para captação das informações, a IoT que faz o levantamento dos dados, o software que disponibiliza esses dados que por meio de algoritmos que os processam. 

Toneladas de informações já são coletados 24/7, e devolvidos para o produtor de maneira inteligente onde através desses dados se tem um melhor controle sobre os processos de manejo da fazenda, possibilitando antecipação na tomada de decisão, menores riscos de produção, melhor planejamento, e consequentemente melhores resultados.

E você? Vai ficar de fora dessa? Sabe como preparar a sua fazenda para a transformação digital?

 

Nayara Magalhães Gonçalves

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *