Categoria: Gado de Leite

Gestão de fazendas: Comparando dados e tomando decisões em fazendas de leite

Data: 15/09/21

Autor: Danielly Moreira

Um grande problema enfrentado por consultores de fazendas de leite é como ser mais rápido e efetivo na gestão de várias fazendas.

Uma das formas de ser mais assertivos nessa gestão é por meio da comparação de dados, conhecendo valores de referências, estabelecendo metas e, assim, tomando decisões fundamentadas e com o intuito de evoluir.

E para isso, hoje iremos te apresentar uma ferramenta prática que auxiliará nessa gestão: o benchmarking

software de gestão de fazendas

O que é benchmarking?

O termo ‘benchmarking’ vem da palavra em inglês ‘benchmark’ que quer dizer ‘referência’.

Você com certeza já ouviu alguma pessoa se referindo ao termo para dizer que uma empresa está fazendo benchmark com outra para analisar algum processo que esteja sendo eficiente e que pode ser adaptado ou até mesmo “copiado” para trazer bons resultados, estou certa?

O Benchmarking visa a comparação do desempenho de diversas fazendas estabelecendo valores referenciais de excelência, com o intuito de evoluir.

Portanto, é centrado na procura de pontos de referência com os quais iremos nos comparar, visando melhorar o rendimento naquele aspecto que estamos avaliando.

Alguns pontos são cruciais para o funcionamento da técnica, veja a seguir!

Analogia

O Benchmarking só é útil se pudermos manter uma analogia com os processos da nossa organização.

Se estivermos analisando processos completamente diferentes, a validade é pequena.

Por exemplo, ao compararmos os custos de ordenha de um leite produzido com toda a qualidade versus um leite produzido sem higiene, estaremos comparando processos distintos.

O exemplo é extremo, mas retrata o princípio.

Medição

Não basta obter os índices, é preciso levantar os processos que levaram aos resultados.

Este ponto é de fundamental importância: se determinada empresa ou fazenda tem um determinado desempenho, digamos, de produtividade, este índice não deve ser necessariamente a nossa meta.

Deve-se estudar com critério o que levou o outro à obtenção deste índice, ou seja, os processos que conduziram ao resultado superior.

Uniformidade

Não menos importante, é preciso que haja uniformidade nos índices coletados.

Todos têm que obter e calcular da mesma forma, caso contrário não há validade na comparação: é o famoso ‘banana x maçã’.

Um exemplo visto com frequência é a comparação entre os custos de produção

Mas por que comparar com os outros?

O processo de investigação de oportunidades de melhoria internas e um processo de aprendizagem.

A essência do Benchmarking consiste na ideia de que nenhuma empresa é a melhor em tudo, o que implica reconhecer que existe alguém dentro do mercado que faz algo melhor do que nós e que todos os processos podem ser aperfeiçoados.

Através dele, utilizamos a experiência acumulada por outras empresas e, com isto, apressamos o nosso aprendizado (fundamental hoje em dia) e evitamos percalços pelo caminho.

tecnologia pecuaria

E será que essa técnica se aplica ao nosso meio rural? 

Sabemos que o trabalho do consultor em fazendas leiteiras é tão importante quanto do proprietário, gerentes e colaboradores.

Ao compartilhar o seu conhecimento técnico, experiência profissional, esse profissional tem papel fundamental na evolução do desempenho da fazenda, contribuindo para a melhoria dos resultados em diversas áreas, tais como: nutrição, genética, sanidade, reprodução, muitas vezes até mesmo na gestão financeira da fazenda.

Com toda certeza, esse trabalho faz toda a diferença para o produtor que deseja produzir mais e melhor.

Ok, dito isso, entendemos o grande trabalho do consultor e os benefícios para a fazenda.

Veja também: Consultores de fazendas leiteiras: Saiba como fidelizar seus clientes!

Mas sabemos que esse grande trabalho não é feito muitas vezes em uma única fazenda, duas ou três…

Sei disso porque, como Zootecnista e especialista em tecnologia para pecuária de leite aqui na Prodap, diariamente converso com dezenas de consultores que atendem 10, 20, 30 e muitas vezes acima de 30 fazendas.

Você provavelmente pode ser um desses consultores.

E nesta jornada de consultoria, o consultor tem a responsabilidade de instruir, alertar, atualizar e oferecer informações e indicadores zootécnicos corretos e adequados que ajudem o negócio do produtor a ter sucesso. 

E vai além, tudo isso precisa ser conciliado com uma rotina de horas de estrada, deslocamento entre uma fazenda e outra, tempo escasso, falta de sinal de internet em muitos trechos.

Desafiador não é mesmo? Eu sei.

Por isso eu vou te mostrar como alguns consultores utilizam da tecnologia e da técnica de benchmarking para conciliar entregas eficientes e ainda conseguem fazer investigação de oportunidades de melhoria dentro das próprias fazendas que eles já atendem, de forma automática e rápida.  

Como o benchmarking pode auxiliar na melhoria dos resultados entregues por consultores? 

O Prodap Smartmilk, sistema de gerenciamento das atividades da pecuária leiteira, foi pensado e desenvolvido para auxílio preciso na tomada de decisão não só para uma fazenda, mas pensando na realidade da consultoria, com atendimento em 5, 10, 20, 40… estou falando de ilimitadas fazendas!

E para isto se tornar prático, eu quero te mostrar como utilizamos a funcionalidade “Comparação de rebanhos”, é muito prático e assertivo, veja:

comparação de rebanho leiteiro

No módulo consultor você consegue selecionar quais fazendas você deseja fazer a comparação de indicadores. 

Selecionadas as fazendas, de forma rápida e prática ele traz as fazendas lado a lado com os principais indicadores zootécnicos:

consultor de fazendas leiteiras

Além disso, é possível parametrizar os índices.

Por exemplo, o que é um valor bom de vacas secas? O que é um valor ruim?

E assim por diante com índices relacionados ao leite, fertilidade e saúde dos animais.

Veja um exemplo abaixo:

gestão de fazendas

Vamos a um exemplo prático

Vamos comparar o Dia a 1ª inseminação na fazenda Água Limpa e Arueira.

comparação de fazendas

Verificamos que na fazenda Água Limpa as vacas ficam 59 dias até a 1ª inseminação, enquanto que na Arureira, 179 dias

A comparação de rebanho auxilia o consultor a analisar o que está dando certo em uma fazenda que pode ser replicado em demais. 

Imagina verificar isso de forma rápida para dezenas de indicadores?

Sem um plano de ação, de que adianta todo o trabalho feito ? Desde a coleta de dados, à organização? Uma vez detectados os pontos a serem melhorados, é preciso agir e depois monitorar.

E se isso pode ser de forma assertiva e rápida, melhor ainda.

Concluindo, o processo de benchmarking é uma ferramenta prática de melhoria da qualidade e produtividade e pode se converter no elemento chave para mudanças dentro das fazendas. 

Você já conhece o Prodap smartmilk? Se não, eu vou ter o prazer em conversarmos e conhecer quais são os seus desafios na gestão das fazendas e como eu posso te ajudar.

Clique aqui e marque uma conversa com um dos nossos especialistas para saber mais sobre o Smartmilk!

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *