Elimine Planilhas – Como o PRODAP views otimiza o controle de gado

Data: 10/02/19

Autor: Nathalia Pires

O dia a dia do pecuarista, seja ele dono ou gerente de uma fazenda, requer atenção a uma série de índices ideais que vão garantir a produtividade do rebanho.

Entretanto, o controle de tudo que acontece muitas vezes fica a desejar e acaba gerando muito mais dor de cabeça do que resultado palpável.

Por isso, os gerentes precisam implementar algum tipo de controle integrado, rápido e útil, que permita acompanhamento das atividades e sustente tomadas de decisão assertivas.

Exatamente para isso que o PRODAP views foi criado! Ele é o pioneiro do mercado que consegue abraçar todas as variáveis de gestão e controle de gado.

Nesse texto você vai entender o porquê do PRODAP views ter tanta qualidade e robustez!

Como o PRODAP views reduz a 0 o uso de planilhas na sua Fazenda?

São muitos os potenciais problemas que o uso de planilhas podem gerar em qualquer empresa, além da mais óbvia que é a recorrente perda de informações pelo acúmulo.

Você já parou pra pensar que sempre que o seu time de campo faz anotações em um papel, quem analisa essas anotações perde muito tempo para gerar informações realmente úteis?

Tem também a perspectiva de que todos nós erramos em atividades manuais e isso é comum!

Porém esses erros que acontecem, por exemplo, quando alguém vai preencher uma planilha ou anotar algum dado, interferem em resultados imprescindíveis.

Veja também: Gestão financeira de fazendas de corte, descubra o jeito eficaz para crescer até na crise! 

Outro ponto problemático é o envolvimento de muitas pessoas no processo de coleta, compilação, análise e atitude.

Muitas vezes, quando se usa planilhas, o tempo para gerar alguma informação é pode ser que o dado que você está analisando nem seja mais condizente com o cenário!

Daí você toda uma atitude pensando que vai resolver uma questão e cria outra! Imagine o impacto negativo para todo o sistema da fazenda?

Você pode simplesmente deixar de fazer o acompanhamento em tempo real, o que com certeza vai falir o seu negócio. Ou, por outro lado, contar com uma forma de trabalho online e que se adapte tanto em telas de computadores, laptops, tablets e smartphones.

Esse é o caso do PRODAP views!

prodap views

O que é o PRODAP views?

Na busca de uma gestão eficiente, é necessário um software robusto, flexível e confiável. O PRODAP views é justamente isso.

O PRODAP views é um programa que, depois da sua implantação, vai conseguir reunir todas as ações, desde controle de natalidade até manejo de cocho e custo da @ produzida, que a equipe da fazenda realiza.

Saiba mais: O custo da arroba produzida está cara? Saiba como resolver!

O objetivo desse sistema de informação é fazer com que o seu rebanho cumpra todo o potencial genético que tem direito.

Afinal, é certo que a nossa perda de produtividade vem toda da má gestão e inconsistência de informações que impedem o produtor de tomar decisões coerentes com o momento do negócio.

O melhor pensamento aqui é saber que o seu rebanho tem um potencial de produtividade e que, por todos os problemas de manejo e má controle, é você que não consegue alcançar esses resultados.

Pode parecer um pouco duro mas, depois de internalizar que o gado perde potencial toda vez que você deixa de fazer algo que o ajude, tudo dentro da sua fazenda vai se tornar um fator importante para o sucesso do negócio. 

 Então é importante compreender que o seu rebanho nasce para gerar produtividade e que a má gestão o faz reduzir essa potencialidade

Como o PRODAP views Funciona?

O sistema do PRODAP views é dado por módulos ou sessões que atendem a determinadas áreas da fazenda.

Sendo assim, você consegue ter um software personalizado e visando o seu sucesso com o PRODAP views, onde se pode usar um módulo, alguns ou todos eles, dependendo da complexidade do seu negócio.

Desse modo os dados coletados são imputados no sistema, que gera gráficos, comparações e alertas de forma automática.

Outro ponto incrível é que não necessariamente você precisa estar online o tempo todo para inserir algum dado! Essa é uma das grandes vantagens do Software.

Todos os módulos do PRODAP views estão integrados em uma única plataforma, numa única base de dados.

software para pecuária taurus versão mobile

Sendo assim, outro ponto legal é a possibilidade de imputar vários dados no mesmo sistema ao mesmo tempo, produzindo uma maior agilidade na tomada de decisão

O PRODAP views te dá um histórico de cada animal, como está sua produtividade e todas as informações da sua vida dentro da fazenda.

Quais são os Módulos e o que eles fazem?

Reprodução

Para ter um sistema de cria com eficiência, é muito importante gerenciar todas as etapas do processo reprodutivo, desde a estação de monta até o desmame.

Para que isso aconteça de forma precisa, o PRODAP views trabalha todos os manejos reprodutivos e gera indicadores que são fundamentais para a gestão de todo o ciclo.

Recria e Engorda

Para planejar o faturamento da fazenda, é muito importante realizar a projeção de abate dos animais em sistema de engorda a pasto.

De mesmo modo, a projeção de entrada no confinamento dos animais em recria é um fator crucial e deve ser levado a sério.

escore de consumo taurus

 Para ajudá-lo nessas previsões, o PRODAP views monitora o ganho de peso individual dos animais e, através das curvas de ganho projetadas, você consegue realizar a gestão, comparando o previsto e ocorrido.

Confinamento

A gestão eficiente do confinamento é o que garante o sucesso financeiro dessa operação. Todo mínimo detalhe afeta a cadeia de produtividade.

Então, cuidado redobrado!

É fundamental que a dieta formulada pelo nutricionista seja produzida, distribuída e, de fato, consumida pelos animais, na quantidade e composição estabelecidas para cada lote.

software para pecuária taurus módul0 confinamento

O PRODAP views é a ferramenta que realiza a gestão de todas essas etapas, gerando indicadores diários e apontando possíveis desvios, que devem ser corrigidos na rotina do confinamento.

Automação do Trato

Ainda pensando no Confinamento, o módulo de integração do trato é o que vai ser vinculado com as máquinas que fazem a dosagem e pesagem da dieta final a ser distribuída.

Esse módulo é uma grande vantagem para eliminar erros de pesagem e otimizar o tempo de trato de cada lote.

Rastreabilidade

Rastrear o rebanho e atender às exigências do SISBOV exige processos estruturados e controles sistematizados, gerando informações confiáveis.

Para ter segurança nesse processo, o PRODAP views foi adequado, a fim de realizar todas as rotinas pertinentes à rastreabilidade e gerar todos os relatórios e comunicados dentro dos padrões exigidos pelo MAPA.

Além disso, sua interface amigável facilita o processamento dos animais no curral, fornecendo segurança e agilidade à operação.

Integração de Custos

Para medir a lucratividade do negócio, é preciso aferir os custos produtivos. O módulo de Integração de Custos permite ao PRODAP views alocar os custos, em cada animal, durante a permanência na fazenda.

O PRODAP views foi desenvolvido para ser integrado aos principais softwares ERP do mercado, gerando agilidade e confiabilidade das informações referentes aos custos de produção.

Nota: o Prodap Views é uma versão nova e melhorada do antigo software Tauros! 

Como vocês puderam ver, embora ainda seja muito utilizado, o uso de planilhas manuais ou de Excel, mas sem análise de dados integrado, pode ser muito prejudicial.

Todas as variáveis, ou índices zootécnicos, que determinam a produtividade do rebanho precisam estar interligadas de uma forma que faça sentido e que produza conhecimento.

Só assim, através da identificação rápida do problema, do dado seguro, da análise do histórico e reconhecimento de oportunidades, você é capaz de garantir que toda a produtividade do seu rebanho está sendo aproveitada.

Ter conhecimento, controle e análise é o que faz grandes pecuaristas impulsionarem seu rebanho para resultados produtivos cada vez maiores e mais consistentes.

Converse conosco e entenda um pouco mais como todas essas funcionalidades do Prodap views podem te ajudar a ter mais lucratividade na atividade!

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *