Categoria: Sem categoria

Estresse térmico em bovinos de leite: Qual o impacto dele na produção?

Data: 18/06/20

Autor: Mariana Porto

As altas temperaturas podem incomodar bastante o rebanho bovino como um todo. Com as vacas leiteiras essa variação tende a reduzir os níveis de produção de leite e prejudicar bastante o bolso do produtor.

Nesse texto você vai entender o que é, porque, como e quanto o estresse térmico afeta suas vacas.

Para entender um pouco mais a fundo esse tema, primeiro vamos nos perguntar:

O que é estresse?

Todos os seres vivos têm ambientes confortáveis onde são capazes de expressar o melhor do seu organismo, onde fatores externos não afetam nem a sua fisiologia, nem suas preferências de vida.

Sim, estamos falando de interferências ao bem-estar.

Com as vacas, não poderia ser diferente! Em boas condições elas produzem mais leite, apresentam melhores índices reprodutivos, têm menos problemas de saúde e, desta forma, ficam mais tempo no rebanho.

Por outro lado, animais estressados apresentam menor imunidade, são de difícil manejo, tendem a consumir menos alimentos, sendo que todos esses fatores acabam interferindo na saúde e produtividade e, consequentemente, na sua longevidade dentro do sistema.

Então como evitar que as altas temperaturas afetem a sua produção?

Estresse térmico em Bovinos de Leite

Estresse térmico em bovinos de leite

As vacas são animais homeotérmicos, ou seja, de sangue quente. Todos os animais com essa característica mantêm sua temperatura corporal através do equilíbrio entre o calor produzido pelo metabolismo e o fluxo de calor perdido para o ambiente.

Essa é a explicação de porque que nós, seres humanos, transpiramos quando fazemos atividades físicas ou, como também é o caso das vacas, em dias muito

O estresse térmico é exatamente isso, quando esse mecanismo não acontece da forma com que deveria e o corpo acaba ficando mais quente do que o confortável para ele.

O que é estresse térmico para as vacas?

Por definição, é o conjunto das alterações que ocorrem no organismo animal na tentativa de reagir às condições ambientais como: altas temperaturas, alta umidade do ar e excesso de radiação solar.

Tais condições somadas a altas produções de calor metabólico excedem as reservas de calor corporal, e quando a capacidade de eliminação de calor é menor que o ganho de calor do ambiente e do metabolismo, determina-se o estresse térmico.

Temperatura Ideal para Bovinos de Leite

Como você já leu acima, todo organismo tem uma temperatura confortável para seu melhor funcionamento. Porém, medir estresse térmico é muito mais do que saber com quantos graus célsius cada raça fica mais confortável, existe outro fator que você precisa entender, vamos falar sobre umidade:

Umidade do Ar x Temperatura do ambiente e Estresse Térmico

Como você já sabe, o suor é um dos mecanismos mais importantes para a regulação da temperatura do organismo. Esse é o principal motivo pelo qual a umidade do ar deve ser um fator crucial para a entender se seu animal pode estar em estresse térmico ou não, é ele que determina a sensação térmica.

Mesmo em locais onde os termômetros marcam temperaturas amenas, caso a umidade do ar esteja alta, a sensação térmica será altíssima. Isso acontece porque o ar úmido impede que a evaporação do suor aconteça de forma eficaz, prejudicando o resfriamento do corpo. 

Ou seja, aquele suor acaba piorando o quadro porque esquenta e permanece quente, sem evaporar, em contato com as vacas.

Desse modo, ambientes quentes e úmidos, que são tão comuns durante o verão Brasileiro, acabam se tornando o pior cenário possível para fornecer conforto para os bovinos de leite.

Existe uma tabela que consegue te dizer exatamente como diferentes umidades e temperaturas estão interferindo no bem-estar animal:

 Índice de Temperatura e Umidade (ITU)

itu de vacas leiteiras

Como estamos no Brasil, principalmente em estados litorâneos, faixas alarmantes de ITU podem acontecer com facilidade afinal a partir de 26,5º C, independentemente da umidade presente no ar, as vascas já entram em estado de estresse.

Existem diferenças grandes entre animais zebuínos, animais taurinos (europeus) e seus mestiços.

Essa diferença se dá principalmente pela capacidade de produção que cada 

Zona de conforto térmico dos Zebuínos

Entre 10ºC e 27ºC

Zona de conforto térmico dos Taurinos

As raças de origem Europeia (Bos taurus) foram selecionadas naturalmente ao longo de centenas de anos para viverem e produzirem leite e carne em condições de clima temperado, estando, portanto, bem adaptadas a tal ambiente. Para eles o conforto está entre 0ºC e 16ºC.

Zona de conforto térmico dos Mestiços

Para os mestiços há citações menos definidas, nesse caso os valores variam entre 5ºC e 31ºC.

Como saber ou identificar se minhas vacas estão sofrendo estresse térmico?

  1. Queda na produção de leite e no ganho de peso de animais em recria. Vacas e novilhas deslocam mais energia para a perda de calor corporal, energia esta que poderia ser usada para produzir mais leite e também para o crescimento corporal.
  2. Em qualquer situação de estresse há um aumento do hormônio Cortisol, que é extremamente imunodepressor. Em consequência, animais estressados têm menor capacidade de prevenir e combater diversas doenças metabólicas e infecciosas (metrite, retenção de placenta, mastite, etc.).
  3. Queda nas taxas reprodutivas. Vacas em situação de estresse não só manifestam menos cios, emprenham menos, como possuem maiores perdas de gestação. Em consequência há aumento do intervalo de partos e queda no número de vacas em lactação, que são quem geram a maior parte da receita em uma fazenda.

Como prevenir o estresse térmico em bovinos de leite?

Há várias maneiras de fornecer conforto térmico a vacas de leite. Certamente, com variações de investimento, mas o retorno técnico e principalmente econômico é certo.

Há diversas maneiras para evitar este problema. Alguns mais simples, como plantio de árvores nos pastos e áreas de descanso das vacas, sombrites (como forma temporária até obter sombra das árvores).

Já outras demandam maiores investimentos, porém, garantem maiores resultados, como aspersão e ventilação na linha de cocho, resfriamento de vacas na sala de pré ordenha e até mesmo o confinamento total (free stall ou compost barn).

Saiba mais: veja tudo sobre o Compost barn 

Monitorar resultados dentro de uma fazenda é imprescindível para saber onde e como tomar as melhores decisões corretivas, e consequentemente atingir o objetivo final, que é tornar a pecuária leiteira uma atividade cada vez mais atrativa economicamente.

O Prodap Smartmilk é o sistema de gerenciamento das atividades de pecuária leiteira mais utilizado no mundo!

Conheça o Prodap Smartmilk: o software de gerenciamento das atividades de pecuária leiteira mais utilizado no mundo!!

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *