Categoria: Gado de Leite

CCS do leite: O que é, a importância e como reduzir?

Data: 25/03/21

Autor: Sâmara Paz

Produzir leite de qualidade é o principal objetivo do produtor de bovinos de leite, pois os laticínios são medidos por tabelas com indicadores, que classificam e valorizam a qualidade, atribuindo aumento significativo de preço do produto coletado nas propriedades.

analise ccs

Mas afinal, você sabe o que é CCS do leite?

Conforme dito por Jennifer Crivelaro, engenheira agrônoma, graduada pela Universidade Federal de São João del-Rei e nossa especialista,  “CCS é a contagem de células somáticas, que é constituída por células de descamação do epitélio da própria glândula mamária e por células de defesa do organismo (células do sangue)”.

Ao realizar a contagem de células somáticas é comum encontrar células de descamação do epitélio em maior quantidade.

Estima-se que 65% a 80% em animais sadios, as células somáticas são de origem da descamação da glândula mamária, por fazer parte de um processo natural de renovação do epitélio.

Entretanto, as células de defesa do organismo, também chamadas de Leucócitos, em abundância, pode ser sinal de que algo está errado na produção do leite: o gado pode apresentar alguma infecção, como a mastite.

Saiba mais: Temos um ebook completo com tudo o que você precisa saber sobre a mastite e o programa dos 6 pontos de controle, acesse! 

ebook mastite

 

Como a Mastite interfere na CCS do leite?

O processo inflamatório ocorre quando o patógeno ou bactéria, invade o úbere de uma vaca.

O corpo do animal aciona a sua defesa e manda uma resposta inflamatória imediata a essa invasão. Contudo, as células de defesa se mobilizam para e migram do sangue para dentro da glândula mamária, com o objetivo destruir o agente agressor.

Consequentemente, isso faz com que o número de células somáticas aumente consideravelmente no úbere.

Caso a contagem das células somáticas extrapole o limite permitido, provavelmente indica que aquele úbere, o qual o leite foi ordenhado, não está saudável e uma das principais causas é a higiene.

Veja também: O que é mastite subclínica, o que causa, como tratar e quais são os impactos na produção

Quais são as consequências da CCS alta?

De modo geral, a contagem de células somáticas é uma forma de avaliar a saúde do rebanho.

Seu resultado, pode influenciar negativamente os animais, podendo causar disfunções ou perda da função do úbere, problemas com a reprodução e além disso, há a possibilidade de ocorrer a penalização dos laticínios, causando prejuízos financeiros para o produtor.

Como reduzir a CCS do leite?

Para obter resultados na redução da CCS, não basta apenas controlar a mastite, é preciso também, tomar bastante cuidado com o ambiente que os animais ficam, para que se tenha um ambiente mais limpo possível.

Outro ponto importante é zelar pela manutenção e manejo de ordenha e aplicar testes para evitar quaisquer contaminações

Além disso, entender o porquê há variações na CCS e fazer seu monitoramento, avaliando todas as variáveis. Dessa forma, você terá cada vez mais informações para traçar a estratégia de ações que necessita.

Confira os 5 indicadores para avaliar e monitorar a CCS do leite em sua fazenda

Com o software de gestão da pecuária leiteira da Prodap, o Prodap Smartmilk, é possível fazer a importação do resultado das análises (conforme o formato enviado pelo laboratório), analisar os animais de forma individual e entender o comportamento de cada animal ao longo das análises, como:

  • Percentual de Vacas Sadias
  • Novas Infecções
  • Percentual de Crônicas
  • Vacas Paridas Sadias e Média de CCS de vacas recém paridas
  • Identificação e Descarte de animais Crônicos

e muito mais!

Saiba mais sobre o Prodap Smartmilk, o sistema de gestão do rebanho leiteiro mais completo, integrado e fácil do mundo! Converse com um dos nossos consultores!

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *