Categoria: Gado de Leite

Como manter boas práticas de manejo de bezerras leiteiras?

Data: 25/01/21

Autor: Marketing

bezerra

A bezerra de hoje, é a vaca do futuro, é importante sempre ter isto em mente. O manejo de bezerras, a alimentação, o ambiente, entre outros fatores, são pontos determinantes para o desempenho destes animais no futuro.

A fisiologia e a resposta imune da bezerra já começam a ser desenvolvidos desde o primeiro dia de vida. Por isso, muitas vezes não sabemos o porquê determinada vaca ter maior incidência de doenças, mas basta olharmos para trás e ver como foi o manejo deste animal enquanto bezerra.

Algumas perguntas que devem ser feitas para investigar o histórico do animal:

  • Foi realizado o manejo adequado?
  • Ela recebeu os cuidados ideais nas primeiras 24h de vida?
  • O animal estava em uma instalação adequada?

Ao responder esses questionamentos é possível entender o histórico de cada animal e como esses fatores impactaram na qualidade de vida da vaca adulta.

Neste texto você vai encontrar dicas e orientações de boas práticas para realizar um bom manejo de bezerras. Confira!

Metas da criação de bezerras

Estabelecer metas e se planejar para alcançá-las é fundamental para manter boas práticas de manejo dos bezerros.

É importante que se tenha como meta:

  • Minimizar a incidência de doenças e mortalidade (< 5%) nos primeiros 2 meses de vida (taxa mais alta de mortalidade de um bovino de leite está no aleitamento)
  • Onfalopatias: < 2%
  • Diarreia: < 25% → maioria apresenta 100% dos animais com diarreia entre 3-10 dias de idade
  • Doenças respiratórias: < 10%

Valores acima desses indicam falha no manejo e possibilidade de melhora

  • Medicações em menos de 10% dos animais/dia → fluidoterapia, ATB, antinflamatório
  • Dobrar o peso ao nascimento nos primeiros 60 dias de idade.
  • Atingir a puberdade e maturidade sexual precocemente
  • 50% do peso adulto aos 13 meses (raças europeias)
  • 50% do peso adulto aos 15-17 meses (mestiços)
  •  Ser economicamente viável

Taxa de mortalidade

Segundo uma publicação da Alta Genetics nomeada “Padrão Ouro de Criação de bezerras leiteiras”, de 2020, os valores aceitáveis para a taxa de mortalidade de bezerras são os seguintes:

taxa de mortalidade de bezerras

Altas taxas de mortalidade são preocupantes quando são analisados os impactos econômicos no negócio. Para reduzir este problema nas fazendas, algumas ações devem ser tomadas:

  • Cura eficiente de umbigo
  • Boa colostragem nas primeiras 6 horas de vida, fornecendo 10% do peso corporal do animal
  •  Diagnóstico precoce de doenças e tratamento adequado dos animais
  • Boas condições de higiene

Como devem ser os primeiros cuidados após o nascimento dos bezerros?

Os primeiros cuidados com os bezerros começam imediatamente após o parto. Na verdade, os primeiros cuidados iniciais são feitos já pela mãe quando ela lambe o bezerro para retirar as membranas fetais e o massageia.

Porém, ainda assim, a presença de uma pessoa preparada para acompanhar o parto e as primeiras horas de vida do animal é indispensável.

Colostro

O colostro é a primeira secreção que sai da glândula mamária. Ele é rico em vitaminas A, E e B12, em minerais, proteínas e imunoglobulinas, que são anticorpos que integram o sistema de defesa do organismo do filhote.

Para os bovinos neonatos, uma boa colostragem é um fator de extrema importância para o seu desenvolvimento e sobrevivência. Isso porque esta é a principal fonte de anticorpos para esses animais, já que não há passagem de proteínas séricas e imunoglobulinas através da placenta de bovinos.

Com isso, os bezerros nas primeiras semanas de vida ficam totalmente dependentes da transferência de imunidade passiva, obtida pelo colostro materno.

A eficiência da colostragem está associada a fatores como:

  1. A qualidade imunológica
  2. Qualidade microbiológica
  3. Volume ingerido na primeira mamada
  4. Tempo até o oferecimento do colostro ao bezerro.

Uma forma de mensurar a eficiência da colostragem é avaliando a transferência de imunidade passiva das bezerras. Para isso, podemos ter como valor de referência a Proteína total > 5,5 g/dL e Brix > 8,4%.

Porém, atualmente, uma nova tabela com os valores a se ter como meta tem sido apresentada com o intuito obter-se valores de proteína total ou de Brix sérico maiores, para que as taxas de mortalidade e de morbidade nas fazendas sejam reduzidas:

colostro bovino

É importante que a primeira mamada ocorra até 3 horas após o nascimento ou, no máximo, até 6 horas de vida, fornecendo de 10 a 12% do peso corporal.

Nos 3 primeiros dias de vida do bezerro, é recomendado oferecer o colostro duas ou três vezes por dia. É importante que ele nunca seja diluído e nem misturado com leite ou sucedâneo.

Caso o colostro esteja com sangue ou seja de vacas que foram tratadas com antibióticos intramamários, não deve ser dado ao filhote.

Caso seja feito o uso do colostro congelado, é necessário aquecê-lo em banho-maria com fogo baixo até a temperatura chegar a 37° C. Mas atenção: não deixe o colostro ferver!

Saiba mais: A importância da colostragem para os bezerros

Cura do umbigo de bezerros

cura do umbigo de bezerros

Nas primeiras horas após o nascimento, é necessário fazer a cura do umbigo dos bezerros.

Confira o passo a passo recomendado para a cura do umbigo:

  1. Lave muito bem as mãos
  2.  Coloque a solução antisséptica e desidratante em um recipiente que possibilite embeber todo o umbigo.
  3. Faça a imersão do cordão umbilical até a sua base na solução durante aproximadamente 30 segundos
  4. Troque a solução para cada bezerro, evitando vias de contaminação de um animal para outro.

Uma boa opção de solução para a cura do umbigo é o iodo diluído a 10% em álcool, sendo recomendado uma frequência de 2 vezes por dia, até o dia em que ele esteja completamente seco e se solte do abdômen.

Quanto ao corte do umbigo, só é um procedimento recomendado em casos em que ele esteja muito comprido (acima de 15 cm).

Caso haja necessidade de cortar, utilize uma tesoura limpa e desinfetada e deixe o umbigo com 8 a 10 cm de comprimento (aproximadamente de 4 a 5 dedos).

Pesagem

Para a manutenção e formação de um banco de dados da fazenda que seja confiável, é importante que se faça a pesagem dos novos animais.

Utilize uma balança com boa precisão para pesar os bezerros regularmente, dando atenção especial ao nascimento e à desmama.

Aleitamento das bezerras

Para a alimentação adequada das bezerras, atendendo todas as suas necessidades nutricionais, um alimento essencial para os filhotes é o leite. A quantidade de leite a ser fornecida deve ser de 6 litros por dia.

É muito comum que o leite de descarte de vacas com mastite ou com resíduos de remédio sejam oferecidos às bezerras. Isto não deve ser feito, pois apresenta um grande risco à saúde dos animais. O aleitamento pode ocorrer de duas formas: natural e artificial.

Alguns pontos devem ser avaliados para a escolha da melhor forma de aleitamento na fazenda:

  1. A descida ou não do leite sem a presença das bezerras;
  2. A produção média diária de leite, por vaca;
  3. O grau de esclarecimento das pessoas que tratam as bezerras para entender e acreditar na importância da higiene durante o aleitamento.

Aleitamento natural de bezerros

aleitamento natural

Neste sistema, o filhote mama diretamente de sua mãe, podendo ser controlado ou não.

Normalmente, o aleitamento natural é adotado quando as vacas não conseguem manter a lactação sem a presença do bezerro (condição comum em rebanhos zebuínos puros ou cruzados e de raças de dupla aptidão) e a produção média diária de leite, por vaca, é inferior a 8 kg.

Um desafio deste tipo de aleitamento é a dificuldade em controlar a quantidade de leite ingerida pela bezerra.

Isso justifica a necessidade de monitorar constantemente o peso e a condição corporal dos animais, garantindo que os bezerros estão ingerindo a quantidade adequada de leite.

Aleitamento artificial de bezerros

aleitamento artificial vacas

Neste caso, o filhote é separado de sua mãe e o aleitamento é feito com a utilização de baldes e mamadeiras.

Este tipo de aleitamento é comum em rebanhos puros ou com alto grau de sangue de raças especializadas para leite, pois estas vacas têm maior facilidade de ‘descer o leite’ sem a presença das bezerras.

Outros pontos importantes são a produção média diária de leite, por vaca, que deve ser  igual ou superior a 8 kg e que tenha um cuidado especial ao escolher a pessoa que trata dos bezerros, pois é necessário que seja alguém que se preocupe com a limpeza dos baldes e demais utensílios.

É observado que neste tipo de aleitamento há menor incidência de doenças, dá maior noção da quantidade de leite fornecido e possibilita mais higiene na ordenha.

Higienização de bicos, mamadeiras, sondas e baldes

  • Lavar com água morna 32 °C
  • Em seguida, mergulhe os bicos, mamadeiras, sondas, baldes em uma solução detergente alcalina clorada (pH 11 a 12) acima de 60 °C, por 30 minutos.
  • Lavar todos os utensílios com escovas, mantendo a temperatura entre 60 a 62 °C.
  • Enxágue com água morna (38 °C) com 50 ppm de dióxido de cloro.
  • Secar os utensílios.
  • Duas horas antes de usar borrifar solução de 50 ppm de dióxido de cloro.
  • Duas vezes por semana lave os utensílios com detergente ácido (pH 3-4).

Desmame de bezerros

O processo de desmama, ou desaleitamento de bezerras, é um momento que requer um manejo muito delicado para evitar o estresse para o bezerro leiteiro. Ele pode ser realizado de forma abrupta ou gradual.

O momento de realizar esse processo de desmama é quando o peso do animal ao nascer é dobrado.

O ideal que aconteça em fazendas de leite é que o peso ao nascimento do animal no intervalo de 2 a 60 dias dobre e que dos 61 ao 180º dia, ele cresça pelo menos de 10 a 12,7 cm de altura.

Nem todos os produtores enxergam essa fase de cria de bezerras leiteiras como um investimento e acreditam que geram muitos custos. No entanto, sabe-se que aumentar as taxas de ganho de animais em aleitamento geram resultados positivos de produção de leite no futuro.

Na tabela a seguir, vemos a relação entre a fase do animal e o peso alvo a ser alcançado, assim como o ganho de peso (g/d) para alcançar o próximo peso alvo. Como o peso e a altura da vaca adulta tem grande influência da raça e genética, esses também foram pontos destacados na tabela:

desmama bezerras

Quando a colostragem é feita de forma correta, proporcionando adequada TIP, os animais apresentam melhor taxa de ganho de peso e crescimento comparado aos animais sobreviventes de falhas neste manejo.

O estresse causado por este processo de desmama pode ter como consequência a perda de apetite, de peso e maior risco de contrair doenças e parasitas.

Para evitar que isso aconteça, algumas boas práticas de manejo são recomendadas:

  • Não mude o bezerro de instalação até a segunda semana pós-desmama
  • Faça uma desmama progressiva, ou seja, reduza a oferta de leite gradativamente
  • Não faça a desmama com outras práticas de manejo, como vacinação e descorna.

Boas práticas de manejo adequado dos animais impactam no resultado do negócio. Converse com os nossos especialistas e saiba como as nossas soluções podem te ajudar a alavancar os seus resultados.

Texto atualizado em 14/04/2023 por Emilly Souza

Se inscreva em nossa newsletter



    Veja outros posts

    Posts relacionados

    Discussão

    Deixe um comentário

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *